Sobre

Sobre o Solzinho Encaracolado

encaracolado children support

Solzinho Encaracolado é um sol que nasceu diferente! Ele tem os raios enroladinhos, daí a origem de seu nome. Seus raios encaracolados não são comuns para um sol. Algumas pessoas não gostam dele, por ele ser diferente. Mas um montão de pessoas adora olhar para o céu e ver que o Solzinho está lá em cima fazendo um dia lindo! O Solzinho Encaracolado tem uma grande amiga, a Ayana. E juntos eles se divertem em aventuras incríveis.

O Solzinho Encaracolado faz alusão a características diferentes das comumente exigidas para um ser. Em seu enredo, a história debate que as diferenças estéticas não precisam ser moldadas, conforme o desejo do outro, levando o personagem Solzinho a aceitar sua identidade com a ajuda de Ayana. Passando por situações engraçadas e curiosas, e dificuldades os heróis terão que unir-se para vencer. A obra é de autoria de Danilo Stael, também criador do projeto.

Solzinho Encaracolado em Era uma Vez

“Solzinho Encaracolado em era uma vez” viaja pelos contos infantis, em uma releitura dos clássicos da literatura infantil mais conhecidos do público, transformados em seu enredo e personagens, colocando o negro protagonista e abordando a temática de expor e discutir o tema do preconceito e a aceitação das diferenças.

O projeto é um festival virtual de leitura infantil que oferece às crianças e adultos mais contato com o livro, com a leitura e com a escrita. Será uma semana de leituras de histórias infantis, contação de histórias e realização de oficinas de formação e incentivo a leitura e escrita. E todas as ações serão disponibilizadas gratuitamente e virtualmente. As histórias infantis do festival têm como temática a crítica da padronização de beleza baseada em características eurocêntricas, em desmerecimento das características estéticas do negro.

O festival é ideal para crianças e seus respectivos pais, educadores, professores e todos interessados em histórias diferentes. Através da leitura, a aceitação e convivência com as diferenças pode ser estimulada e contribuir com o desenvolvimento das crianças. O projeto é uma criação de Tiago Pinto e Danilo Stael, os textos são de Nane Sacramento e Danilo Stael.